Tábuas de corte e segurança alimentar

O que é melhor, tábuas de corte de madeira ou de plástico? Podemos escolher uma tábua de corte de madeira ou não porosa, como plástico, mármore, vidro ou pirocerâmica. As superfícies não porosas são mais fáceis de limpar do que a madeira.

Evite contaminação cruzada

O Meat and Poultry Hotline diz que os consumidores podem usar madeira ou uma superfície não porosa para cortar carne crua e aves. No entanto, considere usar uma tábua de corte para pães e produtos frescos e outra separada para carne crua, aves e frutos do mar. Isso impedirá que bactérias em uma tábua de corte usada para carne crua, aves ou frutos do mar contaminem um alimento que não requer mais cozimento.

Limpeza das Tábuas de Corte

Para manter todas as tábuas de corte limpas, a Hotline recomenda lavá-las com água quente e sabão após cada uso; em seguida, enxágue com água limpa e seque ao ar livre ou seque com toalhas de papel limpas. Placas de acrílico, plástico ou vidro não porosas podem ser lavadas na máquina de lavar louça (placas laminadas podem rachar). As tábuas de corte de madeira e de plástico podem ser higienizadas com uma solução de 1 colher de sopa de alvejante à base de cloro líquido sem perfume por galão de água. Inundar a superfície com a solução e deixá-la em repouso por alguns minutos. Enxágue com água limpa e seque ao ar livre ou seque com toalhas de papel limpas

Tábuas de corte de bambu

as tábuas de corte de bambu são mais duras e menos porosas do outrs madeiras nobres. O bambu absorve muito pouca umidade e resiste a cicatrizes de facas, por isso são mais resistentes a bactérias do que outras madeiras. Limpe as tábuas de corte de bambu com água quente e sabão; desinfete se desejar. Esfregue com óleo mineral para ajudar a reter a umidade.

Substitua as tábuas de corte

Todas as tábuas de corte se desgastam com o tempo. Após as tábuas de corte ficarem excessivamente gastas ou desenvolverem ranhuras difíceis de limpar, elas devem ser descartadas