Refrigeração e Segurança Alimentar

A geladeira é um dos equipamentos mais importantes da cozinha para manter os alimentos seguros.

Importância da Refrigeração

A refrigeração retarda o crescimento bacteriano. As bactérias existem em toda parte na natureza. Eles estão no solo, no ar, na água e nos alimentos que comemos. Quando têm nutrientes (alimentos), umidade e temperaturas favoráveis, crescem rapidamente, aumentando em número a ponto de causar doenças. As bactérias crescem mais rapidamente na faixa de temperaturas entre 41 ° F e 135 ° F, a “Zona de Perigo”, algumas dobrando de número em apenas 20 minutos. Um refrigerador ajustado para 41 ° F ou menos protegerá a maioria dos alimentos.

Tipos de bactérias em alimentos refrigerados

Existem duas famílias completamente diferentes de bactérias: bactérias patogênicas, o tipo que causa doenças transmitidas por alimentos, e bactérias deteriorantes, o tipo de bactéria que faz com que os alimentos se deteriorem e desenvolvam mal-cheiro, sabores e texturas desagradáveis.

Bactérias patogênicas podem crescer rapidamente na “Zona de Perigo”, na faixa de temperatura entre 41 ° F e 135 ° F, mas geralmente não afetam o sabor, o cheiro ou a aparência de um alimento. Em outras palavras, não se pode dizer se um patógeno está presente.

Bactérias de deterioração podem crescer em baixas temperaturas, como na geladeira. Eventualmente, eles causam o desenvolvimento de alimentos ou de sabores e cheiros ruins. A maioria das pessoas não escolheria comer alimentos estragados, mas se o fizessem, provavelmente não adoeceriam. Tudo se resume a uma questão de qualidade versus segurança: alimentos que foram deixados por muito tempo no balcão podem ser perigosos de comer, mas podem parecer bons. • Alimentos que foram armazenados por muito tempo na geladeira ou no freezer podem ser de qualidade inferior, mas muito provavelmente não deixariam ninguém doente. (No entanto, algumas bactérias, como Listeria monocytogenes, prosperam em temperaturas frias e, se presentes, se multiplicam na geladeira com o tempo e podem causar doenças.)

Temperatura segura da geladeira

Por segurança, é importante verificar a temperatura da geladeira. Devem ser ajustados para manter uma temperatura de 40 ° F ou menos. Alguns refrigeradores têm termômetros embutidos para medir sua temperatura interna. Para as geladeiras sem esse recurso, mantenha um termômetro de eletrodomésticos na geladeira para monitorar a temperatura. Isso pode ser crítico em caso de queda de energia. Quando a energia voltar, se a geladeira ainda estiver a 41 ° F, a comida está segura. Alimentos mantidos em temperaturas acima de 41 ° F por mais de 2 horas não devem ser consumidos. Confirma que as portas do refrigerador / freezer estejam bem fechadas o tempo todo. Não abra as portas do refrigerador / freezer com mais frequência do que o necessário e feche-as o mais rápido possível.

Os alimentos quentes

podem ser colocados diretamente na geladeira ou podem ser rapidamente resfriados em um banho de gelo ou água fria antes de refrigerar.

Colocação dos alimentos

A temperatura na geladeira deve ser de 41 ° F ou menos em toda a unidade, para que qualquer lugar seja seguro para o armazenamento de qualquer alimento. Carne crua, aves e frutos do mar devem estar em um recipiente lacrado ou embalado com segurança para evitar que sucos crus contaminem outros alimentos

Mantendo a geladeira limpa

uma etapa muito importante para manter os alimentos seguros é manter a geladeira limpa. Limpe os respingos imediatamente – limpe bem as superfícies com água quente e sabão; em seguida, enxágue.