Melhores práticas no planejamento do cardápio

Você pode usar o padrão de refeição CACFP para atender a muitos aspectos das melhores práticas no planejamento do menu, como

  •  Equilíbrio, variedade, contraste, cor e apelo visual.

Muitos alimentos ricos em grãos integrais são ótimos para fornecer equilíbrio a sabores fortes. Pão de trigo integral com pimenta, biscoitos ricos em grãos inteiros ou pão sírio com homus e outros molhos saborosos. Arroz integral com refogado são exemplos de como os grãos inteiros podem ser usados ​​para equilibrar os sabores em uma refeição. Isso ajudará a garantir que a refeição não tenha muitos sabores fortes.

Equilíbrio também significa servir pratos mais pesados ​​e entradas com acompanhamentos mais leves. Um exemplo pode ser um sanduíche de queijo grelhado, que tende a ser mais pesado, com brócolis cozido no vapor para tornar a refeição mais leve

Variedade

Servir alimentos ricos em grãos inteiros uma vez por dia significa que você pode oferecer variedade ao longo da semana:

  • servindo diferentes tipos de alimentos ricos em grãos integrais,
  • servir alimentos ricos em grãos inteiros em diferentes refeições ou lanches durante a semana, e
  • preparar alimentos ricos em grãos inteiros de diferentes maneiras

Alguns exemplos incluem o uso de tortilhas ricas em grãos inteiros para fazer quesadillas ou arroz integral para fazer arroz e feijão vermelho. Servir carnes e carnes alternadas no café da manhã até três vezes por semana também pode ajudá-lo a adicionar variedade ao cardápio. Diferente métodos de cozimento podem ser usados ​​para adicionar variedade. Por exemplo, assim como os grãos inteiros são preparados de maneiras diferentes, você também pode tentar servir vegetais preparados de maneiras diferentes, como crus, torrados, cozidos no vapor ou grelhados, ao longo da semana. Você também pode servir um vegetal sozinho, como um lado de brócolis assado, ou com outros alimentos, como o espinafre na quesadilla.

Cor

Legumes e frutas podem ser usados ​​para adicionar cor, contraste e apelo visual. Experimente adicionar um pouco de cor às suas refeições com um toque de frutas frescas e coloridas, como uma cobertura para panquecas ou aveia. Você pode misturar e combinar cores diferentes em uma Salada de Feijão Tropical cheia de frutas e vegetais, servir vegetais e frutas como acompanhamento, como Cenouras com Gengibre, ou usar vegetais coloridos divertidos em um prato de frango ou ensopado como Frango Ratatouille.

Contrast

Adicione contraste a texturas em suas refeições e lanches servindo sabores diferentes, texturas e temperaturas. Isso pode incluir vegetais crocantes com um molho de iogurte suave e cremoso.

Você também pode adicionar contraste em texturas, temperaturas e sabores servindo saborosos ovos mexidos, que são quentes, com iogurte e frutas, que são frios. Os pedaços de fruta também adicionam uma boa “mordida” e diferença na textura dos ovos mais macios e do iogurte.

Apelo Visual

Uma vez que “comemos com os olhos”, adicionamos apelo visual às refeições, cortando ou organizando os alimentos em diferentes formas, deixando um espaço entre os alimentos ao colocá-los em um prato e usando diferentes tipos e cores de recipientes para servir, pratos, copos, tigelas, colheres, etc.

Neste slide, você vê que o Bacalhau Assado, Batata e Tabule são dispostos em pratos ou em tigelas de diferentes tamanhos e cores, e combinados com utensílios coloridos e jogos americanos, que podem ajudar a mostrar a comida e adicionar apelo visual.

Aqui estar um site da USDA com diversas receitas.

fns.usda.gov/cacfp-recipes