Alimentos com vida de pratileira longa

Alimentos que não precisam ser refrigerados ou congelados devem ser guardados com cuidado. Siga estas orientações básicas e você conhecera a segurança alimentar na lata. Lembre-se, caixas de cereais, biscoitos, ou qualquer item deve estar em um recipiente lacrado, ou selado com um “clipe de chips”  para garantir a segurança após a abertura.

Aonde: Guarde alimentos enlatados e outros produtos de longa duração em um local fresco, limpo e seco. Nunca coloque-os acima do fogão, sob a pia, em uma garagem ou porão úmido, ou em qualquer lugar exposto a altas ou baixas temperaturas.

Quanto tempo: Em geral, você pode guardar alimentos com alto teor de ácido, como tomates e outras frutas, por 12 a 18 meses; alimentos com baixo teor de ácido, como carne e vegetais, de 2 a 5 anos.

Cuidados com as latas: descarte as latas que estiverem amassadas, vazando, protuberantes ou enferrujadas. Lembre-se, de que o sabor, a textura e o valor nutricional dos alimentos podem diminuir com o tempo

Senso comum: Se você não tem certeza da idade de um alimento ou que não tenha sido refrigerado adequadamente, ou tenha ficado fora por muito tempo, não experimente! Em vez disso, lembre-se da “regra de ouro” de armazenamento de alimentos:

Em caso de dúvida, jogue fora!